sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cuidado com a água


Olá, amiguinhos!!!
Mais um vídeo do Doki, para refletirmos...
Beijocas da tia Marina!
              (Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo)
                                                           

Di Cavalcanti (1897-1976) foi pintor brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro. Um dos primeiros artistas a pintar elementos da realidade brasileira, como festas populares, favelas, operários, o samba etc. Foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922. As mulatas para ele, eram o símbolo do Brasil. 

Algumas obras.

Mulheres com frutas



Pierrete


Cinco moças de Guaratinguetá
 

Mulata
 

Profª Gris



domingo, 26 de maio de 2013

Palavra Cantada - Caramujo e a Saúva


A infância


Costumamos considerar que a vida humana está dividida em fases. A forma de divisão varia bastante, mas, geralmente, ela é feita assim:
- Infância;
-  Adolescência;
- Fase adulta;
- Velhice.
No dia 12 de outubro é comemorado o dia da criança, no Brasil. Essa data foi criada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. É comum neste dia que as crianças e os adolescentes sejam presenteados, pois o comércio aproveita a época para lançar brinquedos, jogos e outros artigos que interessem aos mesmos.
A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou um único dia para ser comemorado o dia da criança, 20 de novembro, data da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Porém, cada país instituiu uma data diferenciada, de acordo com sua história e seus interesses. No Brasil ficou estabelecido o dia 12 de outubro.


“Toda criança tem direito à liberdade”
 

Com a constituição de 1988, o Governo Federal lançou o Estatuto da Criança e do Adolescente, onde como prioridade diz que “toda criança tem direito à educação, à saúde e moradia”. Mas em nosso país não é assim que as coisas acontecem.
Todos os dias vemos crianças nas ruas das cidades, pedindo esmolas, muitas delas abandonadas por suas famílias e sem condições para viver. Outras vendendo balas para ajudar no sustento de sua casa, tendo obrigação de trabalharem ainda tão pequenas. O certo seria que essas crianças tivessem a oportunidade de frequentar uma escola, para ter um futuro melhor, com uma profissão que possa garantir uma vida de qualidade. Mas em nosso país faltam governantes que tenham atitudes voltadas para isso.
Por essa falta de oportunidade muitos deles caem na marginalidade, se envolvendo com drogas, prostituição e roubos, prejudicando suas vidas.
 
 

Todos somos necessarios.


A importância dos animais para o ser humano

          Todos os animais são importantes. No entanto, alguns se destacam para o ser humano, por serem capazes de melhorar a sua vida, em certos aspectos. Já outros, por provocarem prejuízos.
Cavalos, por exemplo, são muito utilizados como meios de transporte. Além disso, ajudam o homem do campo em serviços mais pesados, como para puxar carroças e arados. Já os bois e vacas, além de alimentos, como a carne e o leite, podem também nos fornecer o couro. Outros bichos também são usados para a alimentação. São eles: os porcos, bodes e galinhas. Estas últimas podem produzir ovos, alimento este que faz parte do cardápio de muitas pessoas, todos os dias.
        Para a fabricação de roupas e tecidos em geral, pode ser utilizada a lã, retirada geralmente das ovelhas. Além disso, há a seda, fabricada a partir dos casulos de uma espécie de mariposa, chamada de bicho-da-seda. As abelhas são outros animais muito significativos para nós. Elas produzem o mel e o própolis, muito utilizados para combater e tratar de gripes, resfriados e problemas de garganta. Além disso, ao visitarem diversas flores, as abelhas levam em seus corpos o grão-de-pólen, ajudando na reprodução de diversas plantas. Esse fenômeno é chamado de polinização.
         A polinização é feita por muitos outros animais. Um deles é o morcego. Ele é capaz de polinizar um número enorme de vegetais. Além disso, como a maioria deles se alimenta de frutos, eles espalham as sementes por vários ambientes, fazendo com que novas plantas nasçam.
        Por outro lado, existem animais que, apesar de serem necessários para o equilíbrio da natureza, podem provocar problemas. São eles aqueles capazes de transmitir doenças, como as baratas, ratos e mosquitos. Eles se tornam um problema quando há a sua superpopulação, ou seja: quando existem muitos deles. Para que esses animais não nos prejudiquem, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Um deles é não deixar lixo acumulado pela casa, nem no quintal. Isso porque ele é fonte de comida e também abrigo para muitos deles. Além disso, o lixo pode acumular água parada, permitindo que alguns mosquitos, como os transmissores da dengue, coloquem seus ovos ali.

Cadeia alimentar

 
                               Cadeia Alimentar

            Todos os seres vivos precisam de alimento para sobreviver. 
              Os vegetais são seres capazes de produzirem o seu próprio alimento. 
          Na natureza, cada ser tem a sua preferência alimentar. E quando não há alimento suficiente, acontece um desequilíbrio na cadeia alimentar. 



Na cadeia alimentar acima, temos: 
Ser produtor (vegetal) e seres consumidores (herbívoros e carnívoros).

Bom estudo! Beijos!
Profª Gris

domingo, 19 de maio de 2013

A FAMÍLIA



Meus queridos alunos, 
Sejam bem-vindos ao blog.

Você sabia... 

Que a "Família" é o primeiro grupo social do qual participamos?
É na família que aprendemos a amar e viver juntos.
Aprendemos que os pais são mestres, pois, ensinam os filhos o caminho que devem seguir.
Os filhos também ensinam os pais. É importantíssimo falar e ouvir. Respeitar e ser respeitado.
Por tudo isso, que a família está em primeiro lugar. E não há lugar melhor que a família.

Reflexão: Será que as pessoas estão vivendo uma "família?"
Leiam o livro literário.




Beijos!
Tia Gris